Como vender o projeto de software na empresa

31 de outubro de 2017 Por Ramon Durães

As empresas estão cada vez mais dependentes de soluções de software para se posicionarem no mercado. É fundamental inovar no relacionamento com os clientes e em todo o modelo operacional do negócio para se tornarem mais competitivas perante o momento de transformação digital que está dividindo as empresas que vão liderar das que não vão sobreviver.

As ofertas de tecnologia também crescem dia a dia com mais recursos de apoio aos projetos de software como a própria Computação em nuvem, inteligência artificial, ferramentas modernas de desenvolvimento e práticas de arquitetura e engenharia de software.

No entanto a realidade dos projetos é bem diferente. É constante a reclamação das equipes de tecnologia que não conseguem propor iniciativas de modernização mesmo em cenários claramente caóticos para a operação. O mercado em minha opinião ainda é formado por pessoas da geração CPD (Centro de Processamento de Dados) onde a tecnologia era tratada como custo e não como estratégia.

As equipes de tecnologia (CPD) por vez tendem naturalmente por formação a proporem iniciativas de tecnologia e não de negócio. Existe hoje em milhares de projetos uma dificuldade enorme por parte dos profissionais em mostrar a importância do investimento em tecnologia visto que muitas das vezes o cenário é proposto sem uma discussão de retorno ao negócio (ROI).

As pessoas precisam primeiro conversarem entre si sobre os principais desafios vividos no dia a dia e qual o impacto no negócio para que cheguem em um consenso sobre “O reconhecimento da dor” e possíveis planos de ação. Eu escuto diariamente pessoas reclamando, mas sem focarem no real problema que querem resolver. Esse é o seu primeiro passo para iniciar um plano de modernização da estratégia de software.

Com o entendimento dos desafios surge a oportunidade de comparar com os cenários atuais e futuros do projeto e inclusive validar em conjunto com um plano de continuidade do negócio (Business Continuity). Dessa forma você deixará de discutir sobre CPD e passará a chamar a atenção de outras áreas visto que estará buscando resultados para o negócio.

Estabeleça uma relação do impacto da tecnologia na eficiência do negócio iniciando estudos e gerando números que possam ser entendidos por outros membros da empresa sempre buscando agregar valor demonstrando a contribuição da tecnologia na estratégia.

  • Qual o modelo de negócio da empresa?
  • Como o negócio está evoluindo?
  • Impacto da tecnologia nas metas de crescimento da empresa?
  • Risco de continuidade da empresa usando tecnologia defasada?
  • Como a tecnologia contribui no resultado (Faturamento, satisfação dos clientes, escalabilidade do negócio)?

A transformação digital disparou um gatilho importante que é uma base de apoio em suas conversas citado no mercado como “Toda empresa é uma empresa de software” por grandes players do mercado.

Você precisa educar as áreas da empresa que você trabalha sobre o quanto de resultado eles podem ter com novas iniciativas de software e demonstrar para elas que o portfólio de aplicações legadas impacta diretamente em seus números.

Como profissional de tecnologia trabalhe próximo as áreas de negócio para demonstrar com transparência que é um parceiro e colaborador direto no resultado.

Até a próxima. Participe nos comentários.

[],

Ramon Durães

CEO, 2PC

MVP, Visual Studio

PSM, CSM, PSD, LKU