Desafios no dia a dia do profissional de DevOps

21 de maio de 2018 Por Ramon Durães

A metodologia DevOps oferece uma estratégia para gestão moderna de aplicações unificando as áreas de desenvolvimento e operações. Dentre os inúmeros ganhos comprados na adoção do DevOps podemos pontuar como a redução do tempo para a liberação de versões, redução do tempo de recuperação entre as falhas, redução dos erros operacionais como a publicação de versões erradas e até não visionada, ganhos efetivos na agilidade e qualidade pela redução de passos manuais do processo.

A implantação de uma estratégia de DevOps requer em muitos cenários a mudança de cultura nos projetos, compartilhamento de responsabilidades, compartilhamento de informações do projeto e principalmente a quebra de barreiras culturais sobre como se dará a liberação de uma versão usando processos automáticos de integração com o Continous Integration (CI) e processos de gestão de release como o Continous Delivery (CI).

Durante esse vídeo nós conversamos sobre os desafios na ótica do profissional de DevOps que é um dos facilitadores da mudança de cultura nos projetos de software. Existe hoje em muitos projetos o conceito da posse “propriedade” e retensão de informações que são naturalmente provocados em um projeto DevOps visto que todos precisam colaborar para que as barreira tradicionais sejam removidas e na sua maioria automatizada.

Os projetos DevOps apoiam as iniciativas de Planejamento ágil (Scrum / Kanban), Gestão de código (GIT), Gestão de qualidade (Quality Gate), Gestão de Build (Compilação da versão), Gestão de release (Publicação da versão). Para acelerar a implantação do DevOps você pode utilizar plataformas como o VSTS (Visual Studio Team Services) que por ser um serviço SaaS permite uma rápida adoção da metodologia.

Participe nos comentários !!!

[],

Ramon Durães

CEO, 2PC
MVP, Visual Studio
PSM, CSM, PSD, LKU