Apresentando a cultura e estratégia DevOps

19 de março de 2019 Por Ramon Durães

A metodologia DevOps ganhou um grande impulso nas empresas pelo movimento da transformação digital e pela necessidade de melhorar as estratégias de software. Uma pergunta frequente é como apresentar a cultura de DevOps na empresa alinhando a colaboração, agilidade e segurança nos pilares: Pessoas, Processos e Tecnologia construindo uma nova cultura e estratégia para a gestão moderna de aplicações.

O primeiro passo é apresentar uma nova ótica sobre como os projetos de software precisam se preparar para o mundo digital, colaborativo e responsivo as demandas de evolução do negócio. No passado monitorava-se quantidade de “Bugs” e hoje falamos em tempo de recuperação em caso de falhas como o índice MTTR (Mean Time to Repair). No passado a TI era distante do negócio e hoje é um dos componentes estratégicos que contribuem diretamente na eficiência.

O segundo passo é obter números de mercado com casos de sucesso em projetos de DevOps e uma boa referência é o estudo anual “State of DevOps Report” realizado pelo Puppet e outros realizados pelo Gartner, Forrester, IDC permitindo discutir como as equipes e empresas estão se beneficiando.

O terceiro passo é apresentar uma visão de da cultura DevOps introduzindo conceitos modernos de  Build/Developer, Source Code Management, Agile Project Management, Continous Integration, Continous Testing,  Continous Delivery, Monitor e demonstrar um pequeno fluxo dos conceitos para a equipe.

O quarto passo é discutir a abordagem IaC (Infrastructure as code) e como funciona o conceito de uma infraestrutura ágil baseada em código programável e as novas possibilidades como provisionamento automático seja em máquinas virtuais, containers ou serviços de nuvem.

O quinto passo é avaliar os projetos atuais, metodologia e processos aplicados no desenvolvimento, ciclo de vida e manutenções além de tecnologias relacionadas para eleger um projeto piloto que possa ser utilizado como referência de forma que o grupo de trabalho consiga montar as estratégias DevOps e o impacto na cultura de desenvolvimento do software.

A metodologia DevOps é um dos aceleradores da transformação digital empoderando a colaboração entre todos os membros do projeto que passam a de forma simples e trabalharem dentro de um pipeline integrado. Qualquer membro da equipe consegue iniciar uma versão do software e seguir todo o fluxo de promoção da versão até o ambiente produtivo.

Com a evolução das aplicações para a arquitetura de Microservices, Containers e Cloud o DevOps tornou-se mais uma grande de apoio a estratégia das aplicações modernas.

Uma próxima evolução do ciclo de DevOps, Monitoring é Observability ampliando a abordagem para a ótica da disponibilidade e confiabilidade dos serviços no ambiente produtivo conforme abordado na estratégia de SRE (Site Reliability Engineering).

Até a próxima !!! Participe nos comentários.

Para conversar sobre Modernização de aplicações, DevOps e assuntos relacionados faça contato com a 2PC que é especializada em Transformação Digital de Aplicações.

[],

Ramon Durães

CEO, 2PC

Para saber mais visite http://2pc.software