Palestra no “Global DevOps Bootcamp 2019”

26 de junho de 2019 Por Ramon Durães


O Global DevOps Bootcamp é um evento global que aconteceu no dia 15 de junho de 2019 em São Paulo e demais localidades ao redor do mundo e foi dedicado ao Azure DevOps na plataforma Microsoft.

O evento é organizado Globalmente pela Xpirit e Solidify e oferecido no Brasil pela 2PC com apoio da comunidade DevOps Professionals. Durante esse evento de um dia, nos reunimos às comunidades de DevOps (Microsoft) em todo o mundo para conversar, aprender e brincar com os conceitos de DevOps.

Eu estive palestrando no keynote com o tema “A nova jornada DevOps & SRE” promovendo um bate papo sobre o impacto da Transformação Digital e o papel dos profissionais DevOps & SRE (Site Reliability Engineering) promovendo uma orquestração ágil, segura e uma sustentação inteligente dos serviços no ambiente produtivo.

As aplicações estão constantemente em evolução principalmente nesse novo mundo de Microservices e passaram a demanda cada vez de uma infraestrutura ágil baseada em código denominado de IaC (Infrastructure as code). A ideia é permitir ser programável usando ferramentas como Terraform, Ansible e outras que habilitam o deploy integrado na estratégia de Cloud/DevOps.

Ao lançar o seu serviço em produção entra em ação a equipe de
SRE (Site Reliability Engineering) olhando para métricas de disponibilidade do serviço. No cenário atual você precisa ir além do comportamento de CPU / Disco / Memória e monitorar o processo do negócio para antecipar um possivel gargalo ou indisponibilidade antes que o cliente perceba.

2PC | DevOps Professionals

Até a próxima. Participe nos comentários !!!

[],

Ramon Durães
CEO, 2PC

Para conhecer como estamos apoiando a Transformação Digital e modernização de aplicações usando a metodologia DevPrime faça contato na 2PC.