Certificação no Team Foundation Server 2010

26 de maio de 2010 Por Ramon Durães

O Team Foundation Server (TFS) é a base de toda plataforma de Application Lifecycle Management (ALM) da Microsoft. Ele funciona como o coração do projeto armazenando todas as informações do ciclo de desenvolvimento oferecendo uma plataforma de colaboração para os projetos de desenvolvimento de software tornando o desenvolvimento mais ágil e integrado com recursos fantásticos como validação de arquitetura, testes integrados e suporte a varias plataformas como: .NET / JAVA e muitas outras.

A Microsoft divulgou o objetivo dessa primeira prova de número 70-512 com o titulo de “Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration” que é totalmente voltada para instalação, configuração e manutenção do Visual Studio Team Fundation Server 2010 e é voltada para o profissional com experiência em ciclo de desenvolvimento de software.

Pontos chaves:|
– Conhecimento da arquitetura do TFS e componentes
– Experiência com a instalação e configuração usando os modelos single-server e multi-server.
– Experiência nas configurações e permissões de usuários para definição das politicas de segurança de acesso (TFS, SQLReports,Sharepoint).
– Experiência na configuração e uso do Team Build.
– Experiência na customização de templates.Por padrão ele vem como MSF 5.0 (AGILE/CMMi)
– Experiência no uso de Work Itens.
– Experiência com gerencia de configuração na administração do TFS Version Control incluído políticas e integração com Work Itens.

Minha recomendação para estudo:
Livro: Gerenciando projetos de software usando Visual Studio Team System

Para saber mais:
TS: Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
Especialista em desenvolvimento de software