Migrando para plataforma .NET / Visual Studio

20 de setembro de 2010 Por Ramon Durães

O primeiro passo em um projeto de migração de tecnologia é justamente entender em que estágio de maturidade se encontra o projeto atual e seus riscos ao negócio realizando um Gap Analysis em todo o ciclo de desenvolvimento avaliando as tecnologias, pessoas envolvidas e objetivos de negócios da organização.

O próximo estágio após o levantamento inicial avaliar os riscos e pontos chaves para planejamento da migração. Durante esse estagio é sempre importante conversar com os envolvidos para um alinhamento da estratégia de migração.

Os profissionais deve ser nivelados com um treinamento na plataforma .NET/Visual Studio e tecnologias relacionadas conforme as suas necessidades e depois em arquitetura de software para que inicie o novo projeto já pensando em reutilização, padronização e implementação de testes de software.

Na sequência nos vamos ao Team Foundation Server para que todos tenham uma base única de integração em todos os projetos de desenvolvimento e com isso possam ir ao estagio zero do Application Lifecycle Management (ALM) com foco em SCM (software configuration management ) ou gerencia de configuração de software para que o time possa tirar o melhor proveito da gestão do código fonte acabando com a perda de código.

Conforme a metodologia adotada nos faremos uma capacitação em gestão ágil de projetos usando SCRUM e logo depois na sua integração com o Team Foundation Server consolidando os estudos anteriores na implementação de boas práticas como testes unitários baseados em TDD (Test Driven Design) e automação de Build integrando nos recursos de Work Item e gestão estratégica do Team Foundation Server.

Com o time do projeto alinhado nós iniciamos o desenvolvimento do novo projeto alinhado os desejos de negócio e quebrando as entregas em sprints curtos variando de 2-4 semanas para todos possam ter uma ampla visão da evolução do projeto.

Nosso principal objetivo além de lhe auxiliar na migração em todos os estágios desde treinamento em Visual Studio, Arquitetura e em gestão de projetos é oferecer as principais técnicas modernas baseadas em desenvolvimento ágil de software para que o seu projeto usufrua das melhores práticas de Application Lifecycle Management (ALM) e Team Foundation Server.

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSM, PSD
Especialista em desenvolvimento de software