Dúvidas sobre Scrum

2 de junho de 2011 Por portal

O Scrum é um framework interativo e incremental utilizado para gestão ágil de projetos de software e vem conquistando um grande número de adeptos em todo o Brasil. Com poucas regras focando no resultado e colaboração entre as pessoas tem atraído a atenção dos profissionais pela simplicdade e transparência que se conquista já nos primeiros Sprints. O Scrum acaba mostrando problemas que antes ficavam escondidos dentro dos famosos cronogramas, documentos e processos intermináveis.

Hoje recebi um e-mail com algumas dúvidas de quem está iniciando no estudo do SCRUM e estarei comentando juntamente com vocês. A minha ideia não é resolver as mesmas e sim contribuir para que juntos possamos conversar sobre cada questão e criar um entendimento usando nosso principal principio que é justamente formar um time. Ter uma cultura forte nos projetos é o maior fator de sucesso nos projetos e é algo que deve nascer e circular por toda a organização.

1) Pelo que entendo cada projeto novo tem as suas Sprints. Como Scrum trabalha com a necessidade de um dos integrantes do time precisar resolver situações de outros projetos (pontuais)? Colocam essas estórias na Sprint do projeto atual como "impedimentos", "outras atividades"?

 

Com o fim da era ‘recurso’ onde você é encarado como um equipamento que tira e pluga em qualquer lugar prejudicando todos os projetos e a sua expectativa de entrega nós entramos no conceito de ‘Time” onde o seu trabalho é importante para o resultado do projeto que está participando e sua saída para fazer qualquer outra atividade seja qual for vai prejudicar a entrega do Sprint e todo esforço dos seus colegas. Estou levando em consideração que você é um membro do time. Dentro do Scrum nós trabalhamos dedicados a entregar ao final do Sprint todos os itens que assumimos como Sprint Backlog. O Sprint segue o conceito de indivisível. Portanto por padrão não deve sofrer interferências senão você quebra as expectativas e volta ao ciclo tradicional em cascata.

 

2) O integrante de um time pode participar de mais de um projeto ao mesmo tempo (as vezes para apoio em determinadas funcionalidades)?

O membro do time é dedicado a entregar aquele determinado Sprint. Se uma pessoa está participando de vários estará ferindo o principal principio do comprometimento por que inevitavelmente terá conflitos e ira prejudicar todos os times. A ideia de Sprint curtos de 2-4 semanas permite justamente ter entregas rápidas e contornar esse tipo de necessidade.

 

3) Quando o time não tem nenhum projeto novo mas está trabalhando em diversas manutenções… É criada uma "Sprint geral" do trabalho do time (envolvendo todas essas solicitações)? (Neste caso as estórias podem ser de PO’s diferentes… )

 

O ciclo do Scrum se repente enquanto tiver itens no backlog do PO. Cabe o mesmo adicionar mais itens e priorizar para o próximo Sprint conforme seu entendimento de valor de negócios. Em um caso de ter vários os mesmos vão organizar o backlog geral. Lebrando que toda e qualquer decisão de negócio é sempre com o Product Owner.

 

4) O Scrum Master pode desenvolver também?

Segundo o Scrum ele pode participar sim, porém corre um grave risco devido a função de Scrum Master ter que resolver outras questões externas e prejudicar o time deixando de contribuir como desenvolvedor do mesmo. Outro ponto importante é direto ao Scrum Master que deve está atento a deixar claro que ele não tem autoridade sobre o time e deve atuar como qualquer membro.

 

5) Como o cliente contrata projetos longos que usam Scrum? Por "pacote de horas"? Ou a empresa faz análise (GAPS), levanta requisitos macro, fecha ume escopo e estima um tempo?

 

O primeiro caminho é estimar o backlog e a depender do tamanho e das características do mesmo vocês vão decidir a profundidade dessa estimativa. Depois disso usando a experiência de vocês em Sprints anteriores terão a velocidade do time que indica quantos pontos de complexidade conseguem se comprometer e com isso podem estimar o número de sprints necessários. Com os Sprints e quantidade de pessoas que participam vocês terão uma estimativa de custo e previsão. Depois de anos de crises o mercado esta aberto a outras abordagens e uma delas é justamente o cliente contratar por Sprint e pagar até o momento que ele fique satisfeito com o valor de negócio entregue e não necessariamente o projeto completo.

Em resumo eu sempre me divirto conversando sobre Scrum principalmente por que para min ‘e uma oportunidade de crescimento constante entendo as mais variadas visões e abordagens. O Scrum ‘e tão simples que pode-se resumir a uma pagina e esse ‘justamente o objetivo de sua criação reunindo as melhores praticas e somente o necessário para você ter um norte. Com a evolução dos ciclos de Sprint vocês terão a oportunidade de reavaliar e ir adaptando conforme as necessidades que forem aparecendo. O mais importante ‘e ter em mente que a melhoria será continua e nunca terá um processo definido.

[],
Ramon Durães
Especialista em desenvolvimento de software
MVP, Visual Studio ALM
PSM, Professional Scrum Master
PSD, Professional Scrum Developer
CSM, Certified ScrumMaster