Aposentadoria do ASP.NET WebForms

20 de outubro de 2014 Por Ramon Durães

ASP.NET WebForms

Há alguns anos atrás caminhando pela rua eu encontrei um jornal onde no caderno de informática citava a internet e falava  sobre o Netscape e alguns comandos de html suficientes apenas para escrever um “Olá Mundo”. Nessa época, em meados de 1996 eu passei a olhar a internet com outros olhos e no notepad  fiz a minha primeira página html.

Nesse período era uma novidade programar em Visual Basic 3, imagina então  fazer algo para a internet. A partir desse momento eu passei a me questionar sobre a possibilidade de construir aplicações para internet e foi quando eu encontrei o ASP Clássico, mas com o passar dos anos, o crescimento da internet provocou uma grande demanda por aplicações web,  ficou perceptível que ASP não dava conta.

Em meados de 2000 a Microsoft anunciou o .NET, e foi aí então que surgiu o ASP.NET WebForms, que teve um crescimento astronômico, abrindo um novo caminho para o desenvolvimento de aplicações web de forma rápida, produtiva e permitindo trazer desenvolvedores que nunca tiveram acesso à web para um novo conceito de desenvolvimento.

Ainda nos primeiros anos programar em ASP.NET era quase igual a uma aplicação Windows, arrastando, clicando no botão e programando. Com essa pegada milhares de aplicações legadas foram promovidas para uma nova tecnologia, compilada, mais rápida e completa.

Nessa mesma velocidade a Web continuou crescendo, amadurecendo e se tornando a primeira opção no desenvolvimento de aplicações. Com isso os sistemas na internet passaram a demandar por grandes manutenções, mais qualidade,  produtividade e, principalmente, performance e experiência de usuário.

A padronização do conceito AJAX (Asynchronous Javascript and XML) foi outro grande marco, permitindo criar aplicações mais ricas, sem idas e vindas aos servidor, proporcionando ainda mais a migração de aplicações para a web.

Uma pessoa que entra no mercado de trabalho hoje, seja como usuário de uma aplicação web ou mesmo programador web sequer imagina desse grande movimento de transição que ocorreu e o ASP.NET WebForms esteve presente como grande elo dos programadores .NET

Como todo o ciclo de tecnologia, o ASP.NET WebForms chegou a sua aposentadoria deixando um legado incrível de aplicações jamais pensadas para web e que se tornaram possíveis graças a essa tecnologia. É muito importante você entender que a inovação obedece ciclos e você como profissional precisa se atualizar com frequência para oferecer sempre a melhor experiência em suas aplicações.

O ASP.NET continuará firme em suas aplicações, agora mais preparado que nunca seguindo o padrão MVC (Model-view-controller), mais leve, amplamente customizável que traz uma nova experiência para as suas aplicações focando em padronização, reuso e principalmente escalável.

O legado do ASP.NET Webforms continuará e você poderá ir migrando a medida que forem surgindo novas demandas no negócio. Um item importante que você precisa fazer é eliminar de vez o uso do AJAX Control Toolkit e focar 100% em HTML / JavaScript e, principalmente, Jquery . É possível nas ultimas versões do WebForms eliminar o ViewState e ter um maior controle das aplicações para dar uma maior vida ao legado enquanto não inicia um processo de migração.

É importante ressaltar que o MVC não é um padrão da Microsoft. O ASP.NET MVC traz a implementação desse padrão no ambiente Microsoft e é um grande estágio que você, programador, precisa atravessar. Toda mudança gera um desconforto natural, porém os benefícios para todos do projeto são incalculáveis.

Como parte do nosso trabalho na 2PC passamos a adotar o MVC faz alguns anos em aplicações de missão crítica, muito antes de chegarmos ao momento de reforçarmos como nesse artigo a importância de desapegar do WebForms.

O ASP.NET WebForms teve o seu papel importante na história e sempre será lembrado por isso. Porém, hoje, enfrentamos novos desafios onde não basta simplesmente ir para Web. A qualidade do software, padronização e escala da aplicação fazem a diferença, principalmente em um momento onde os negócios mudam muito e seu projeto não vai sobrevier se não for escalável.

Utilize esse momento para planejar um próximo passo em 2015 e participar ativamente desse novo ciclo, se atualizando profissionalmente, se alinhando sobre as melhores estratégias para tornar as suas aplicações preparadas para o momento “mobile first, cloud first”, conforme relata o Satya Nadella, atual CEO da Microsoft.

O Scott Guthrie foi a principal e mais importante referência em ASP.NET e hoje lidera iniciativas do Azure para que possamos juntos construir aplicações prontas para esse novo momento focado em Cloud.

[],
Ramon Durães
Chief Technology Officer (CTO) na 2PC
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD, LKU

A 2PC IT Services desenvolve estratégias para a modernização de aplicações atuando com sustentação, arquitetura de software e Application Lifecycle Management (ALM) usando Visual Studio. Faça contato.