A transição para o cloud é um processo natural

19 de setembro de 2016 Por Ramon Durães

A transição para o cloud é um processo natural

A tecnologia tem evoluindo rapidamente integrando pessoas, empresas e criando uma nova relação de consumo e com isso o software tem feito cada vez mais parte do coração dos negócios inovadores e com isso a demanda crescente por integrações, fornecimento de serviços tem provocado também a necessidade de modernização de alto tão tradicional que são os “datacenter”.

O mercado tem demandado por respostas mais rápidas e as plataformas de nuvem oferecem uma rápida transição na transformação digital. Por mais resistente que você seja, por mais resistente que seja o seu cliente é um processo natural que traz ganhos reais para o negócio e contra resultados a discussão filosófica não se aplica.

Em função do meu trabalho faz parte do meu dia a dia conversar com os mais diversos interlocutores nas empresas para discutir como definir a melhor estratégia de transformação digital para as aplicações. No meio das conversas sempre encontramos muitas resistências sobre o “datacenter”. Essas resistências parecem relacionadas ao medo de tomar a agulhada da vacina no lugar de se preocupar com o resultado.

Eu gosto de brincar durante a conversa dizendo que não existe “Cloud” e sim “datacenters” de grande porte com altíssima disponibilidade, escalabilidade e principalmente mais seguros que o computador na sala geladinhas no escritório. Os “datacenters” modernos são conectados entre si e possuem estratégias de transbordo com escabilidade natural e transparente diferente dos modelos tradicionais.

A Microsoft é um provedor mundial de datacenters com a sua plataforma azure com uma região no Brasil e pontos de presença física ao redor do mundo e é um grande exemplo que você pode usar nas discussões sobre onde “hospedar” a sua solução para conseguir atender o crescimento e continuidade do negócio.

As pessoas por padrão oferecem resistência a fazer algo diferente e criam resistências até de forma inconsciente. O melhor caminho é mostrar a discussão não oferece fundamentos visto que uma estratégia moderna de nuvem é tão simples como um datacenter com a diferença que você pode já deixar pronto para escalar, não precisa imobilizar investimentos e pode oferecer dinamicamente uma experiência diferenciada conforme a demanda do negócio.

Os serviços de nuvem estarão tão transparentes que serão invisíveis ao ponto de você não perceber que uma nuvem pública está disponível como o seu datacenter particular e você não precisa colocar o olho no servidor para ter certeza que ele vai atender a demanda do seu negócio.

A onda da transformação digital é um dos processos mais disruptivos dos últimos anos e veio para sacudir o mercado tradicional e criar atalhos para as empresas digitais por isso não perca tempo tentando barrar a inovação. Olhe para o seu negócio atual e estude caminhos de aproveitar o máximo dos serviços de nuvem pública ou melhor dos datacenters modernos.

[],

Ramon Durães
CEO,
2PC
MVP, Visual Studio
ALM
PSM, CSM, PSD, LKU

 

Para saber mais visite http://www.2pc.com.br