Team Foundation Server 2018 (TFS2018)

18 de outubro de 2017 Por Ramon Durães

O Team Foundation Server 2018 é a plataforma de DevOps da Microsoft para implantação local. Nessa nova versão será necessário utilizar o SQLServer 2016. Se você já utiliza o VSTS todas as atualizações já são aplicadas automaticamente.

Uma mudança importante nessa nova versão do TFS 2018 é o editor de releases que por padrão já está disponível no serviço do VSTS.

Outra funcionalidade nova importante é o  Delivery Plans.

Uma grande frente de investimentos está relacionada ao uso do GIT no Team Foundation Server. Em cada atualização do VSTS / TFS é perceptível a melhoria da experiência “Enterprise DevOps” indo além do tradicional git commit/pull/fetch.


Na prática você usa o protocolo do GIT de forma integrada ao Visual Studio e/ou em qualquer outra ferramenta de desenvolvimento e sincroniza com o VSTS / TFS prossegue nas iniciativas de DevOps.

Com a popularização do Visual Studio Team Services (VSTS) não faz mais sentido manter uma operação de DevOps em sua rede local visto que todo o serviço é gerenciado pela Microsoft e oferecido como um SaaS para que a sua equipe apenas utilize sem se preocupar com atualizações e manutenções.

O fato de você utilizada o VSTS como plataforma de DevOps não impede de realizar implantações na sua rede local ou em outros serviços de nuvem como o Cloud do Azure e Amazon AWS.

Ao utilizar o VSTS você sempre terá a sua instancia do VSTS atualizada e posteriormente o pacote de funcionalidades vais e transformar em uma atualização no Team Foundation Server (TFS) ou nova versão.

Para informações mais detalhadas:
Team Foundation Server 2018

Faça contato para conversamos sobre como o Visual Studio Team Services (VSTS) / Team Foundation Server (TFS) pode apoia o seu projeto na gestão moderna de aplicações / DevOps.

[],

Ramon Durães
CEO na 2PC
Microsoft MVP Visual Studio / DevOps
PSM, CSM, LKU, PSD