Dicas para trabalhar motivado em um projeto de software

1 de novembro de 2017 Por Ramon Durães

A área de desenvolvimento de software oferece uma oportunidade única para os profissionais atuarem na transformação do dia a dia das pessoas e empresas. Você já parou para calcular o quanto de software está utilizando diariamente? Atualmente se contabilizar desde a compra do pão na padaria até o final do dia em casa você utilizou algum tipo de software mesmo que indiretamente.

O mercado de software é incrível e cresce ano a ano gerando mais oportunidades que a disponibilidade de profissionais se tornando uma profissão muito valiosa. Porém como qualquer outra profissão nem tudo são flores.

A cada dia o profissional de software tem um novo desafio para transformar algum processo de negócio em uma funcionalidade de software. O desenvolvimento de software é um trabalho intelectual que requer uma grande dedicação, estudo permanente e uma proximidade muito grande do cliente para que juntos consigam aproximar ao máximo o software desenvolvido do valor de negócio.

O mercado está cada vez mais exigente por inovação e tem provocado uma revolução nas empresas que precisam se adaptar a dinâmica da transformação digital resultando em demandas frequentes por modificação das aplicações, maior qualidade dos software, segurança e performance.

Em grande parte dos projetos de software hoje (+- 95% ou mais) a pressão do negócio por mudanças cada vez mais ágeis em uma estratégia de software “antiquada/analógica” acaba por degastar toda a operação visto que prazos não são alcançados e tão pouco a qualidade das entregas. Com o passar do tempo e o processo respetivo de problemas torna-se comum o cenário de desmotivação nas equipes de software.

Para mim trabalhar com software é mais que uma paixão e/ou um trabalho e sim um propósito e uma ação de realização ao poder ajudar um cliente e conjunto contribuir mesmo indiretamente com outras milhares de pessoas.

Ao encontrar um desafio e/ou uma situação ruim em um projeto não adianta simplesmente desanimar ou ficar reclamando. É importante trazer os problemas encontrados e montar um backlog em conjunto com a equipe e juntos organizarem um plano de solução. Esse trabalho coletivo com o foco na solução e não no problema faz toda a diferença.

Você já procurou definir qual a sua melhor forma de contribuir no projeto que você está trabalhando? Não estou me referindo somente em escrever o melhor código da aplicação e sim a outras ações como ajudar um colega, compartilhar o conhecimento, motivar o grupo no momento de stress e outras frentes que você pode contribuir para conquistar melhores resultados.

A reflexão continua

Defina pequenas metas de avaliação sobre o seu papel profissional no projeto e reveja com frequência a sua estratégia e criar indicadores pessoais de profissionais de resultado.

  • O que te motiva a ir trabalhar todos os dias?
  • O que te deixa feliz como resultado do seu trabalho?
  • Qual o seu plano de carreira nos próximos três anos?
  • Você está disposto a estudar algo novo?
  • Você está disposto a fazer algo diferente?
  • Você tem buscado novas ideias para ajudar no dia a dia dos projetos?
  • Você tem conversado com os usuários/clientes para buscar ideias de melhoria do software?
  • Você mesmo usa o seu software como um cliente “Dog food”?

Cultive a positividade

Incentive uma corrente positiva não importa em que situação esteja o projeto de software. Enumerar os desafios e reconhecer a importância da atuação de toda a equipe em conjunto é fundamental para reverter qualquer cenário de crise.

Promova bate papos de integração e colaboração de forma descontraída e aproveite surgem as boas ideias. Crie um mural com os desafios e outro com ideias de melhoria na qualidade do projeto como um todo.

Até a próxima. Participe nos comentários. Desejando conhecer a empresa onde trabalho visite a 2PC e estou a disposição para conversar sobre a Transformação Digital das suas aplicações.

[],

Ramon Durães

CEO, 2PC

MVP, Visual Studio

PSM, CSM, PSD, LKU